Jornal Estado de Minas

Jovem é resgatado após se afogar na Barragem Santa Lúcia

Jovem foi encaminhado para o Hospital João XXIII - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um jovem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de se afogar na Barragem Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Testemunhas contaram que a vítima estava com amigos no local quando desapareceu. Os colegas conseguiram retirá-lo da água. Militares fizeram o atendimento inicial e o encaminharam para o hospital.



A ocorrência foi registrada por volta das 15h desta quarta-feira. Colegas do jovem informaram que eles foram nadar na lagoa. Enquanto se divertiam, perceberam que D. S.S, de 20, desapareceu.
Os outros garotos começaram a procurá-lo e conseguiram retirar a vítima da água. Em seguida, acionaram os Corpo de Bombeiros.

Os militares constataram que a vítima não respirava, mas possuía pulso. De acordo com a corporação, os bombeiros fizeram manobras de ressuscitação pulmonar e o jovem voltou a respirar, mas com dificuldade. Ele foi encaminhado para o Hospital João XXIII.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não é permitido nadar no local. Placas com a proibição estão espalhadas no entorno da barragem.
Logo após o jovem ser resgatado, outros garotos voltaram a nadar na lagoa.

No verão, os afogamentos aumentam. Algumas medidas de segurança podem ser tomadas para evitar os incidentes. Veja as dicas do Corpo de Bombeiros:

- Procure sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros Militar.

- Não entre em águas poluídas ou em locais onde há aviso de perigo.

- Fique atento e respeite as placas e faixas de advertência.

- Nunca nade sozinho.

- Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos).
- Não entre na água para tentar salvar outra pessoa! Você pode se transformar em mais uma vítima.

- Sem se aproximar da vítima, tente lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada até um local seguro.

- Após a retirada mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada lateralmente se inconsciente, até a chegada dos bombeiros.

Não é permitido na dar no local - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.