Um jovem foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de se afogar na Barragem Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Testemunhas contaram que a vítima estava com amigos no local quando desapareceu. Os colegas conseguiram retirá-lo da água. Militares fizeram o atendimento inicial e o encaminharam para o hospital.
Leia Mais
Homem morre afogado em rio na Zona Rural de Salinas, no Norte de MinasHomem morre afogado em cachoeira ao tentar salvar filho, em AraxáHomem morre afogado em balneário da Região Metropolitana de BHHomem morre afogado na Barragem Santa Lúcia Moradores improvisam piscinas e escorregador na Barragem Santa LúciaHomem é preso após matar companheiro e pedir ajuda no Sul de MinasOs militares constataram que a vítima não respirava, mas possuía pulso. De acordo com a corporação, os bombeiros fizeram manobras de ressuscitação pulmonar e o jovem voltou a respirar, mas com dificuldade. Ele foi encaminhado para o Hospital João XXIII.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, não é permitido nadar no local. Placas com a proibição estão espalhadas no entorno da barragem.
No verão, os afogamentos aumentam. Algumas medidas de segurança podem ser tomadas para evitar os incidentes. Veja as dicas do Corpo de Bombeiros:
- Procure sempre local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros Militar.
- Não entre em águas poluídas ou em locais onde há aviso de perigo.
- Fique atento e respeite as placas e faixas de advertência.
- Nunca nade sozinho.
- Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos).
- Não entre na água para tentar salvar outra pessoa! Você pode se transformar em mais uma vítima.
- Sem se aproximar da vítima, tente lançar um galho, uma boia, uma corda ou outro objeto para que ela flutue e possa ser puxada até um local seguro.
- Após a retirada mantenha a pessoa aquecida, sentada se estiver consciente, ou deitada lateralmente se inconsciente, até a chegada dos bombeiros.