Uma mulher, de 40 anos, foi vítima de um estelionatário em Poços de Caldas, no Sul de Minas. O suspeito se passou por um funcionário do Banco Central do Brasil (BC), no último dia 17. Contudo, a vítima só procurou a polícia nessa quarta-feira.
A mulher contou que estava em casa, no Bairro Dom Bosco, onde recebeu uma mensagem de um telefone de São Paulo, com o DDD 11. No telefone, a pessoa se identificava como Antônio Carlos, funcionário do Banco Central do Brasil (BC).
Ele afirmou que o banco havia disponibilizado um empréstimo com ótimas condições de pagamento. A mulher se interessou e enviou suas informações pessoais para possível análise de crédito.
Logo depois, o estelionatário informou que o empréstimo havia sido aprovado, no entanto, a vítima teria que realizar um depósito no valor de R$ 300,00 em uma conta do Banco Itaú. Posteriormente, seria depositado R$ 10 mil na conta dela.
Conforme o combinado, a vítima efetuou o depósito, mas não recebeu o empréstimo. Ela tentou contato novamente pelo telefone na negociação, mas sem sucesso.
Alerta
Segundo a Polícia Militar (PM), casos como esse têm sido frequentes em Poços de Caldas. O Banco Central alerta sobre tentativa de golpe em que pessoas ou falsas instituições financeiras, utilizando o nome de entidades autorizadas pelo Banco Central ou de representantes delas, ou citando nomes de servidores e normativos da autarquia, exigem a realização de pagamentos prévios (depósitos, boletos, etc.), como condição para a liberação de empréstimos.
Trata-se de tentativa de fraude, pois as instituições financeiras autorizadas a funcionar não exigem pagamentos prévios, especialmente em favor de terceiros, para a concessão de empréstimos. Preventivamente, o Banco Central recomenda que:
- Nunca faça nenhum depósito inicial para obter empréstimos, principalmente, em contas de pessoas físicas;
- Evite fazer empréstimos com empresas desconhecidas que veiculam anúncios em jornais, internet ou outros meios de comunicação e que não possuam sede;
- Desconfie de ofertas de créditos muito vantajosas ou facilitadas que dispensem avalista ou que não façam consultas a cadastros restritivos (SPC e Serasa, por exemplo);
- Procure sempre uma instituição financeira ou administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e certifique-se de estar tratando, de fato, com a instituição em questão.
%u200BTambém é importante, sempre que ouvir alguém falar em nome do Banco Central, lembrar-se:
- O único número de telefone da Central de Atendimento do Banco Central é o 145 (custo de ligação local, de qualquer lugar do país);
- O BC somente envia e-mails diretamente a pessoas físicas ou jurídicas para responder contato prévio feito pelo telefone 145 ou feito pelo "Fale conosco" no site oficial;
- O BC nunca solicita informações pessoais ou bancárias;
- O BC não avaliza promoções e serviços privados;
- É vedado ao Banco Central emitir títulos de qualquer espécie;
*Estagiária sob supervisão do em.com.br