O Hospital João XXIII acionou o plano de catástrofe para receber as vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão. No início desta tarde, a barragem de rejeitos da Vale se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O plano de catástrofe do hospital fechou a área de emergência para realizar atendimento exclusivo das vítimas da barragem. De acordo com o hospital, os paciente com menos gravidade foram transferidos e todos os profissionais estão mobilizados e preparados para receber um grande grupo de vítimas.
Leia Mais
Veja os vídeos do rompimento da barragem de BrumadinhoBarragem que se rompeu em Brumadinho não estava entre dezenas sem garantia de estabilidade em MinasGoverno de Minas cria força-tarefa para acompanhar ações em barragem de Brumadinho'O Brasil não aprende com as lições da história', diz promotor que atuou em desastre de MarianaHemominas convoca doadores de sangue do tipo O negativoEm mensagem, Bolsonaro lamenta rompimento de barragem em BrumadinhoAbastecimento de água da Grande BH não será prejudicado por rompimento de barragem, diz CopasaEstava marcada uma coletiva para às 16h desta sexta-feira com o diretor assistencial da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Marcelo Lopes Ribeiro. No entanto, o hospital cancelou a coletiva por "falta de informações".
Hospitais da Rede Fhemig estão oferecendo leitos ao João XXIII, entre eles, três leitos foram oferecidos no Hospital Eduardo de Menezes e seis leitos no Hospital Maria Amélia Lins. Outros hospitais da rede também se solidarizam. A Maternidade Odete Valadares, o Hospital Júlia Kubitschek, o Instituto Raul Soares e o Hospital Municipal de Contagem anunciaram que podem receber as vítimas também estão aptos a receber as vítimas da barragem.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informou que imediatamente estruturou um comitê de crises e já disponibilizou toda a estrutura necessária para atender às eventuais vítimas. “A rede de Urgência e Emergência Estadual já está mobilizada e atuando. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) já ativou seu plano de contingência para múltiplas vítimas. Este plano prevê que o Hospital João XXIII, atue como unidade de referência para essas situações. Os pacientes já estão sendo encaminhados para a unidade hospitalar”, diz a nota.
"Deram entrada no Hospital João XXIII mais duas vítimas do acidente ocorrido na Barragem próxima a Brumadinho no início desta tarde. São um homem (55 anos) e uma mulher (43 anos) que vieram por ambulância. Ambos estão estáveis.
Por volta das 15 horas, chegaram duas mulheres (de 15 e 22 anos), conscientes e estáveis, que estão sendo avaliadas pela equipe. Ao todo, neste momento, portanto, são quatro vítimas sendo atendidas no HJXXIII.
A diretoria do HJXXIII pede que os casos não relacionados a esta tragédia sejam encaminhados para outras unidades de emergência para que sejam priorizadas no hospital as vítimas do acidente.
Em outra unidade da Fhemig, na Casa de Saúde Santa Izabel (Betim) foi acionado o Plano de Contingência de Enchentes em parceria com a Defesa Civil, para tomar medidas preventivas caso o volume do rio aumente na proximidade do hospital. Pacientes já foram transferidos para alas mais seguras."
*Estagiários sob supervisão do editor Benny Cohen
.