Grupos de pessoas de municípios das diversas regiões mineiras se organizam para ajudar os atingidos pelo rompimento da Barragem da Mina do Feijão, da Mineradora Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já estão sendo arrecadados alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e outros donativos para as vitimas e seus familiares. De acordo com o Corpo de Bombeiros, chega a 200 o número de desaparecidos em decorrência do desastre.
Leia Mais
Captação de água do Rio Paraopeba é suspensa por causa de rompimento de barragem Após rompimento em Brumadinho, Memorial Minas Gerais Vale suspende funcionamento neste fim de semana'O Brasil não aprende com as lições da história', diz promotor que atuou em desastre de MarianaMinistério do Turismo lamenta rompimento da barragem em Brumadinho e impacto em Inhotim Moradora de Bento Rodrigues: ''Até quando vamos perder vidas?''Hemominas convoca doadores de sangue do tipo O negativoArquidiocese de BH faz campanha de solidariedade às vítimas da barragem em BrumadinhoEM mostra como ficou o Rio Paraopeba após rompimento de barragem em BrumadinhoRompimento de barragem em BrumadinhoFotógrafo do EM sobrevoa local do rompimento de barragem em Brumadinho e relata cenas de destruiçãoPrefeitura de Brumadinho prevê crise financeira por dependência da mineraçãoPresidente da Vale admite que tragédia em Brumadinho mostra que não se aprendeu com MarianaOs voluntários também se organizaram por meio da formação de grupos no aplicativo whatsapp para despertar outras pessoas para ajudar os atingidos pelo desastre em Brumadinho e facilitar a chegada dos donativos às vitimas. Um deles é o Grupo “Regera Minas”, que foi formado desde a tragédia da Barragem de Fundão, em Mariana, em 5 de novembro de 2015 e que conta com a participação de pessoas de diferentes estados brasileiros.
Em coletiva, a administração municipal de Brumadinho ainda afirmou que receberá doações na quadra de esportes do município, situada na Rua Itaguá, número 1.000, Bairro Pio XII.
A Arquidiocese de Belo Horizonte também anunciou que já está arrecadando roupas, alimentos e água destinados aos atingidos. A tragédia ocorreu no início da manhã desta sexta-feira e ainda não se sabe o número exato de vítimas. Segundo a Arquidiocese, as doações podem ser entregues no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, localizado na Rua Além Paraíba, número 208, no Bairro Lagoinha, Região Nordeste da capital mineira. Para mais informações, é necessário ligar para (31) 3423-2187.
Segundo a Polícia Militar, apenas quatro locais serão disponibilizados para envio de doações. São eles: o 18° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Contagem; o 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros, na mesma cidade; o 5° BPM situado na Gameleira, em BH; e o 46° BPM, em Betim. Entre os itens, o comitê de crise solicita alimentos não perecíveis, água e materiais de limpeza.
.