O governador Romeu Zema (Novo) declarou luto oficial em Minas Gerais por três dias, a partir deste sábado (26), por causa do falecimento das vítimas do rompimento da Barragem do Fundão em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nove pessoas já foram encontradas mortas e cerca de 350 estão desaparecidas até o fechamento desta reportagem, segundo o Corpo de Bombeiros.
Leia Mais
Saiba como chegar a Brumadinho após tragédia do rompimento de barragem Governo de MG suspende todas as atividades da Vale em BrumadinhoSobe para nove o número de mortes na tragédia de Brumadinho; cerca de 350 pessoas estão desaparecidas Imagens aéreas do rompimento de barragem em Brumadinho Vale divulga lista de nomes de mais de 400 funcionários não localizados após rompimento de barragem em BrumadinhoVale pretendia elevar capacidade produtiva de mina em Brumadinho Brumadinho: foto de bombeiro que viralizou nas redes sociais é de 2011Angústia marca manhã de parentes dos desaparecidos no Centro de BrumadinhoTambém foi publicado neste sábado decreto formalizando a criação do gabinete de crise do governo estadual. O grupo está encarregado de mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos estaduais e entidades acerca das medidas a serem tomadas para minimizar o impacto da tragédia.
Integram o gabinete de crise as secretarias de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as polícias militar e civil, os Bombeiros, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), a Cemig, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas e a Copasa.
Zema esteve no local ontem e vai sobrevoar a área ainda na manhã de hoje com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que vem de Brasília para acompanhar os trabalhos. O governo federal está dando suporte ao estado nas ações.
.