A estatal Furnas, do grupo Eletrobras, informou neste na tarde deste sábado que já retomou as operações das duas turbinas de sua hidrelétrica Retiro Baixo, que funciona no Rio Paraopebas. As atividades haviam sido paralisadas na Sexta-feira (25) como medida preventiva, para evitar que os rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) pudessem comprometer a estrutura, mas foram retomadas após autoridades informarem que o deslocamento da lama é lento.
Leia Mais
Chega a 34 o número de mortos em rompimento de barragem em Brumadinho Netanyahu diz que missão israelense partirá para o Brumadinho em 24 horasVeterinários aguardam liberação para começar salvamento de animais atingidos em BrumadinhoImagens aéreas do rompimento de barragem em BrumadinhoMais cedo, técnicos da Agência Nacional de Águas (Ana) informaram que agora é "pequena" a possibilidade dos rejeitos da barragem alcançarem a Represa de Três Marias no Rio São Francisco. Até sexta, a avaliação era de que a lama que invadiu o Rio Paraopebas seria amortecida pela Barragem da Hidrelétrica Retiro Baixo podendo avançar pelo curso do rio e chegar a Três Maria.
Conforme a reportagem apurou, a avaliação de hoje dos técnicos da agência é que essa possibilidade é pequena por causa da alta densidade da lama. Reuniões técnicas na agência estão ocorrendo neste sábado.