Um susto logo no início da manhã deste domingo (27/1). Por volta das 5h30, o Corpo de Bombeiros expediu alerta de emergência, por meio de sirenes, em Brumadinho, na Grande BH. O aviso dizia respeito à possibilidade iminente de rompimento da barragem B6, que contém água e é monitorada pelas autoridades desde a tragédia da última sexta-feira.
As buscas pelos desaparecidos foram interrompidas nesta manhã, devido ao risco. O tenente Pedro Aihara, porta voz do Corpo de Bombeiros, confirmou que a possibildiade de rompimento é real e que o plano de ação de emergência foi acionado. Todo o efetivo se volta à evacuação dos moradores da área de risco. Preocupação de momento é com a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Repórteres do Estado de Minas que estão na cidade gravaram vídeo que flagra o alerta
"Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvazia-la para torná-la mais segura.
Em outro registro, feito por moradores, um agente de segurança instrui moradora a "esquecer o trabalho" e se proteger na parte mais alta da cidade, veja:
Leia Mais
Governo corrige balanço e permanece 34 o número de mortos em BrumadinhoTragédia em primeira pessoa: repórter do EM conta bastidores da cobertura do desastre de BrumadinhoCatástrofe de Brumadinho não é acidente, afirma Procuradoria do Meio AmbientePor segurança, buscas por vítimas em Brumadinho serão interrompidas às 20hBombeiros reduzem para 3 mil o total de pessoas que serão retiradas de área de risco Número de mortos da tragédia em Brumadinho chega a 37Missão israelense para resgate a vítimas de Brumadinho chega neste domingo a BH"Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", dizia o aviso. Imediatamente, as comunidades foram levadas para locais de segurança - determinados de acordo com o plano de emergência elaborado previamente.
Aeronaves dos bombeiros estão de prontidão para atender à população. Até o momento, as comunidades evacuadas são dos vilarejos Tejuco e Córrego do Feijão, segundo os bombeiros.
De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o risco de rompimento continua.
Porta-voz da PM, major Flávio Santiago explicou como age o sistema de segurança da barragem B6, que motivou o acionamento das sirenes. "Há uma balança e um contrapeso, além de um sistema de radar. Toda vez que há uma movimentação anômala, há a detecção e acionamento imediato"
"Com isso, nós temos uma possibilidade de falha na estrutura. As buscas estão interrompidas momentaneamente para que haja a verificação e compreensão deste cenário", explicou o major.
.