As buscas pelos desaparecidos foram interrompidas nesta manhã, devido ao risco. O tenente Pedro Aihara, porta voz do Corpo de Bombeiros, confirmou que a possibildiade de rompimento é real e que o plano de ação de emergência foi acionado. Todo o efetivo se volta à evacuação dos moradores da área de risco. Preocupação de momento é com a região do Parque da Cachoeira, onde existem cerca de 25 casas. Repórteres do Estado de Minas que estão na cidade gravaram vídeo que flagra o alerta
Sirenes de emergência tocam na madrugada: "Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências."
%u2014 Estado de Minas (@em_com) 27 de janeiro de 2019
Segundo moradores do vilarejo do Tejuco, em Brumadinnho, a sirene tocou desde 5h.
Ainda não há confirmação oficial. pic.twitter.com/HhyEPxQTZt
*** Atualização ***
%u2014 Estado de Minas (@em_com) 27 de janeiro de 2019
A informação preliminar, extra-oficial, é de aumento no nível da água. A sirene é para que as pessoas se abriguem em pontos mais altos.
Aguarde para mais informações.
*** Atualização ****
%u2014 Estado de Minas (@em_com) 27 de janeiro de 2019
Bombeiros: "Não houve rompimento de barragem até o momento, mas houve de fato acionamento da sirene."
"Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvazia-la para torná-la mais segura. Imediatamente, quando a sirene foi acionada, o Corpo de Bombeiros estava executando essa evacuação", informou o tenente Pedro Aihara.
Em outro registro, feito por moradores, um agente de segurança instrui moradora a "esquecer o trabalho" e se proteger na parte mais alta da cidade, veja:
Registro de moradores mostra momento em que sirenes foram disparadas em Brumadinho, durante a madrugada. Nas imagens, agente de segurança instrui moradora a "esquecer trabalho" e ir para parte mais alta da cidade. Há risco de novo rompimento de barragem neste domingo. pic.twitter.com/cehOM9Amb3
%u2014 Estado de Minas (@em_com) January 27, 2019
A corporação retirou moradores, que estavam na zona de risco, de suas casas e os levou para pontos mais altos da cidade. Desde esse sábado, houve um bombeamento da água da barragem na tentativa de esvaziá-la.
"Atenção, esta é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Abandonem imediatamente suas residências", dizia o aviso. Imediatamente, as comunidades foram levadas para locais de segurança - determinados de acordo com o plano de emergência elaborado previamente.
Aeronaves dos bombeiros estão de prontidão para atender à população. Até o momento, as comunidades evacuadas são dos vilarejos Tejuco e Córrego do Feijão, segundo os bombeiros.
De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o risco de rompimento continua.
Porta-voz da PM, major Flávio Santiago explicou como age o sistema de segurança da barragem B6, que motivou o acionamento das sirenes. "Há uma balança e um contrapeso, além de um sistema de radar. Toda vez que há uma movimentação anômala, há a detecção e acionamento imediato"
"Com isso, nós temos uma possibilidade de falha na estrutura. As buscas estão interrompidas momentaneamente para que haja a verificação e compreensão deste cenário", explicou o major.