O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebe neste domingo (27), no aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os 136 militares de Israel (30 mulheres e 106 homens) para ajudarem nas buscas dos atingidos pela tragédia de Brumadinho, na RMBH.
Logo após a chegada da comitiva, prevista para as 21h30, Zema se reunirá com os israelenses, em Belo Horizonte, para discutir as propostas da ação.
Nesta segunda-feira (28), o governador levará os israselenses para fazer o reconhecimento da área atingida pelo rompimento da barragem e planejar as capacidades para instalações dos equipamentos do exército israelense. Em seguida, os militares começam a trabalhar.
A missão israelense será chefiada pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, e contará com seis cães farejadores e 16 toneladas de equipamentos, incluindo radares terrestres.
Os trabalhos do Exército de Israel são de cooperação com o governo de Minas e a coordenação continua sob a responsabilidade da Defesa Civil do Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa do governador, a previsão é que os trabalhos durem uma semana.