Chegam médicos de todo canto para ajudar no socorro às vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O pernambucano Maicon Nunes, de 33 anos, saiu na noite de sábado de Tatuapé (SP) para se unir a outros profissionais da Rede Nacional de Médicos Populares. Com especialidade em cirurgia, Maicon tem experiência em catástrofes é já trabalhou no socorro a pessoas vítimas de enchente em Pernambuco.
O médico mineiro Sidnei Rodrigues de Faria, de 41, também está preparado para a missão, já que atuou no desastre socioambiental em Mariana, há pouco mais de três anos. Especializado em infectologia, Sidnei diz que a família entende a preocupação, já que soou um alerta de madrugada, mas o importante agora é ajudar a salvar vidas.
- Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press
Leia Mais
Parentes e amigos de vítimas de Brumadinho buscam informações no IML de BH'Preciso ficar, tenho criação, tenho de arriscar', diz produtor rural em BrumadinhoZema vai receber israelenses que vão ajudar no resgate em BrumadinhoTrote Solidário: Alunos de faculdade recepcionam calouros de forma diferentePrimeiro grupo de voluntários será cadastrado para atuar nas buscas em Brumadinho Voluntários se aglomeram em Brumadinho, mas não atuam nos resgates Presidente da Vale está em BrumadinhoVale inclui desaparecido em lista de sobreviventes e faz família percorrer hospitaisANA e governo avaliam qualidade da água do Rio Paraopeba após desastre em BrumadinhoJustiça já bloqueou R$ 11 bilhões da Vale para ressarcir danos em BrumadinhoNa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brumadinho, o clima de solidariedade é muito grande. Carros chegam e saem com donativos a todo tempo. O estudante de medicina Enrico Fajoli conseguiu reunir um grupo e trazer um caminhão com garrafas de água. Muitos voluntários fizeram uma corrente para ajudar a transferir a água do caminhão à arquibancada na pista de corrida do espaço, que também é usado como ponto de apoio de helicópteros da Marinha do Brasil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
- Foto: Arte EM
Pela manhã, voluntários da Cruz Vermelha também estavam levando donativos para famílias que estão abrigadas no distrito de Parque da Cachoeira. Segundo a equipe de Brumadinho, estão sendo transportados, em cinco jipes, colchões, objetos de higiene pessoal, artigos de limpeza e até ração para cães. (Colaborou Déborah Lima)
.