O prefeito Avimar de Melo, o Neném da Asa (PV), colocou toda a culpa do desastre de Brumadinho na mineradora Vale, responsável pela barragem do Córrego do Feijão, e no governo do estado. Segundo ele, a Defesa Civil do município fiscalizava a operação da mina de acordo com as especificações pontuadas na licença concedida pela Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvenvolvimento Sustentável (Semad).
Leia Mais
Risco em barragem diminui e buscas são retomadas em Brumadinho Copasa informa normalidade de abastecimento na Região Metropolitana de BHRomeu Zema visita vítimas da barragem de Brumadinho no João XXIIIRompimento de barragem em BrumadinhoVeterinários retiram animais de casas evacuadas no vilarejo de Parque da CachoeiraPolícia Civil divulga lista de corpos identificados em BrumadinhoPresidente da Vale está em BrumadinhoVale divulga nova lista com nome de 287 desaparecidosSobre os abalos financeiros, Neném da Asa disse que 65% dos impostos arrecadados pelo município vêm da Vale. "Somos uma cidade que vive do minério. Isso vai destruir a cidade com a arrecadação. Nós não teremos como dar atenção para a saude e para a educação", afirmou.
De acordo com Avimar de Melo, a prefeitura vai brigar para que a Vale pague os salários de todos os funcionários da empresa. Inclusive daqueles que estavam fora do expediente.
Ainda segundo o prefeito, uma multa de R$ 100 milhões foi enviada à Vale. Apesar de lamentar a dependência do município com a empresa, ele garantiu que a mineradora vai continuar a pagar os impostos ao município nos próximos anos, independente do embargo de funcionamento.
.