Leia Mais
"É necessária adaptação", diz porta-voz dos Bombeiros sobre equipamentos israelenses em BrumadinhoMissão Israelense faz buscas em refeitório da Vale em BrumadinhoCasa vizinha à base de operações do Corpo de Bombeiros em Brumadinho pega fogo 'Homens são os equipamentos mais avançados que temos', diz coronel israelenseExército de Israel deve retornar ao país de origem nesta sexta-feiraEngenheiros são presos em ação que apura responsabilidade de tragédia de BrumadinhoTragédia de Brumadinho: bombeiros trabalham em condições extremas MP admite erros em Mariana e anuncia atuação mais rigorosa contra a Vale União Europeia oferece assistência humanitária e técnica a Brumadinho'Fakes' e drones dificultam trabalho dos bombeiros em BrumadinhoA declaração contraria uma entrevista polêmica do comandante das operações de resgate, o tenente-coronel Eduardo ngelo. O militar afirmou que os equipamentos israelenses “não são efetivos para esse tipo de desastre”.
“O imagiador que eles têm pegam corpos quentes, e todos os corpos são frios. Então, esse já é um equipamento ineficiente. Dos equipamentos que eles trouxeram, nenhum se aplica a esse tipo de desastre”, disse, em declaração reproduzida pela Folha de S. Paulo.
Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley também rebateu as críticas: "Começamos os trabalhos hoje (segunda-feira) cedo e até agora ajudamos a resgatar 15 corpos na lama. Não viemos disputar quem é mais forte. Queremos ajudar as famílias, o calor do corpo é o calor da terra. Então nesse caso não funciona. Mas trouxemos, por exemplo, um sonar que pode detectar o corpo, fazer imagem dos corpos na lama", disse, em entrevista ao Uol.
Em Brumadinho, as buscas por desaparecidos após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão seguiram até 22h (de Brasília) desta segunda-feira. A procura seguirá a partir das primeiras horas desta terça.
.