Brumadinho – Cerca de 100 moradores se reuniram no início da noite desta terça-feira para prestar homenagem às vítimas do desastre de Brumadinho. O movimento, que começou com moradores levando velas ao letreiro com o nome da cidade, no trevo, na segunda-feira, se transformou em um culto ecumênico marcado pela emoção.
Uma procissão pelas ruas da cidade, com todos os moradores vestidos de branco, vai ocorrer no início da tarde de sexta-feira, quando completa uma semana do desastre que já vitimou 84 pessoas, sendo 42 identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), e 276 desaparecidos.
Ao ar livre, o encontro reuniu amigos e parentes das pessoas que morreram ou estão desaparecidas na tragédia do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, que pertence à Vale.
Com velas acesas, as pessoas fizeram preces e cantam a música "Noites Traiçoeiras". Amigos e parentes abraçados, homens e mulheres ajoelhados e muitos chorando baixinho. O encontro terminou com os moradores levando fotos, flores e velas ao letreiro.
Ainda nesta semana, na sexta-feira, às 17h, haverá uma caminhada silenciosa e pacífica em memória das vítimas tragédia. O ato será nas ruas de Brumadinho e está sendo convidada toda a população. O único pedido é que todos os participantes vistam roupa branca.
.