O acidente na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira, trouxe na memória outras ocorrências que aconteceram na via ao longo dos anos. O mais grave deles aconteceu em junho de 2012. Uma carreta carregada com bobinas de aço desceu a via e atingiu diversos veículos. Três pessoas morreram.
No acidente desta segunda-feira, ao menos quatro pessoas foram atendidas após uma carreta com carga de 27 toneladas atingir outros veículos e a mureta de proteção da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Uma delas, segundo um policial militar que atendeu a ocorrência, surpreendeu por ter escapado sem lesões aparentes. Trata-se de um morador de rua que foi atingido por uma árvore derrubada pela carreta.
O motorista da carreta, que tem 48 anos, sofreu um corte na testa e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na avenida, onde permaneceu para acompanhar os trabalhos da perícia. Ele fez o teste do etilômetro, que deu negativo para o uso de álcool. O condutor contou que transportava vigas de ferro de Timóteo, no Vale do Aço, para Maringá (PR), onde mora. Ele diz que perdeu uma entrada em uma rotatória e acabou subindo a avenida. Depois do Ponteio, ele pegou um retorno e começou a descer a avenida na altura de um túnel. Uma falha mecânica nos freios também foi alegada pelo homem.
Veja outros acidentes graves na via
O acidente mais grave aconteceu na noite de 6 de junho de 2013. Uma carreta carregada com 29 toneladas de bobinas de aço, dirigida por um motorista que desrespeitou a proibição de circular na avenida, perdeu os freios, desceu desgovernada abaixo do trevo do Belvedere e bateu em 11 veículos. A administradora Márcia Bombonatto de Oliveira e o casal de namorados Carolina Palmer Irffi e Lucas de Oliveira Magalhães morreram e cinco pessoas se feriram.
Depois da tragédia, foi criado o Grupo Executivo de Gestão Articulada do Trânsito (Gegat), para intensificar o controle do tráfego de caminhões, carretas e cavalos mecânicos na Nossa Senhora do Carmo.
Caminhão com móveis
Em agosto de 2009, o tombamento de um caminhão-baú feriu 11 pessoas. Carregado de móveis de madeira, o veículo perdeu os freios na descida do Bairro Sion, na altura da Rua Colômbia, e capotou, atingindo outros cinco carros. Enquanto aguardava a abertura do semáforo, os automóveis foram “atropelados” pelo caminhão. A pista ficou fechada por algumas horas, o que provocou congestionamento até o trevo do BH Shopping, no Bairro Belvedere.
Posto invadido
Em setembro de 2008, durante a madrugada, um caminhão carregado com placas de gesso perdeu o controle, derrubou dois postes e invadiu um posto de combustível no cruzamento com a Avenida do Contorno.