Uma operação para entrega de caminhões-pipa foi montada para distribuir água para os moradores ribeirinhos que fazem a captação, de forma autônoma, do Rio Paraopeba. A medida foi tomada depois que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) detectou a contaminação da água do manancial por causa do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) garantiu, nesta quinta-feira, que nenhuma cidade localizada ao longo do rio faltará água.
Leia Mais
Análises confirmam contaminação do Rio Paraopeba por metais pesados Vale apresenta plano para conter rejeitos que vazaram no Rio ParaopebaÁgua do Rio Paraopeba tem riscos à saúde humana e animal, confirma governoLama percorreu área equivalente a 290 campos de futebol até chegar ao Rio ParaopebaMoradores vizinhos do Rio Paraopeba já sentem os reflexos do rompimento da barragem em BrumadinhoVale contrata escritório de advocacia para avaliar causas de desastreJá foram identificadas 71 vítimas da tragédia de Brumadinho; veja a listaTragédia em Brumadinho: 'Buscas entram em uma fase mais difícil', diz tenente dos BombeirosAs maiores concentrações foram de chumbo total e mercúrio total, 21 vezes maior que o limite permitido pelas normas ambientais. Também foram constadas a presença no rio de outros metais como níquel, cádmio e cinco, acima dos valores que podem ser tolerados.
Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil, não há risco de desabastecimento em cidades situadas ao longo do Rio Paraopeba. “Importante ressaltar que nenhuma comunidade, nenhum bairro, nenhuma cidade, que existe a entrega da água pela Copasa ou outra concessionária, vai faltar água.
Porém, o tenente-coronel fez uma ressalva em relação aos moradores que fazem a captação autônoma da água do Rio Paraopeba. “Elas não podem consumir esta água”, alertou. Segundo ele, o Igam tem uma lista das outorgas das pessoas que fazem essa captação e medidas já estão sendo tomadas. “Uma reunião definiu que 50 caminhões-pipa, com capacidade de 20 mil litros de água, vão abastecer esses moradores”, finalizou. .