Por meio de imagens que a Vale cedeu a autoridades, é possível averiguar que a velocidade da lama e dos rejeitos da barragem que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, era de 114km/h no começo do trajeto. A avalanche atinge uma pequena lagoa em 13 segundos, percorrendo 413 metros dentro do pátio da empresa. Em seguida, a velocidade se reduz em função de barreiras como árvores e construções.
Divulgada pela TV Globo, a primeira parte do vídeo acima, mostra o momento exato do rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão e registra o caminho inicial do mar de lama sobre árvores e construções da Vale. O segundo trecho foi exibido pela TV Band. As imagens foram capturadas por uma câmera fixa no alto de um guindaste e mostram a tentativa de fuga de pessoas da área atingida em um carro e uma caminhonete. Os veículos, entretanto, desaparecem.
‘Foi como uma bala perdida’
Leia Mais
'Parecia tudo perdido', diz trabalhador que estava na caminhonete atingida por tsunami de lamaBrumadinho em 360 graus: os rastros do crime da ValeNúmero de mortos chega a 121 na tragédia de BrumadinhoVídeo do rompimento: 'Não divulgamos as imagens para não causar pânico', diz Bombeiros Vídeos mostram homenagens às vítimas da tragédia de Brumadinho; assistaLama que vazou de barragem em Brumadinho atingiu área de influência do Parque do Rola-MoçaPrefeitura quer que Vale pague salário para os funcionários que estão em casa e R$ 50 mil para casas atingidas“Não tenho acesso aos dados de monitoramento, mas aparentemente colapsou sem das aviso. Então, mesmo que tivesse disparado sirene, ia pegar todo mundo no meio. É como se fosse uma bala perdida. Muito rápido”, avaliou Barreira.
De acordo com o pesquisador, a Vale pecou ao manter estruturas administrativas e o refeitório tão próximas da barragem, uma região considerada de risco. Segundo Barreira, a mineradora poderia, também, apresentar um sistema de prevenção mais eficiente. “O que a Vale poderia ter feito? Um sistema de monitoramento mais apurado, mais sofisticado”, completou.
.