Um dia ensolarado e alegre, uma pausa no sofrimento das famílias residentes em áreas atingidas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH. Cerca de 300 pessoas - pais e filhos- participaram, no fim de semana, de uma área de lazer realizada no campo de futebol do Parque das Cachoeiras e a diversão deve se repetir no próximo sábado (9).
Promovidas pela plataforma digital Transforma Brasil, que faz uma ponte entre voluntários e comunidade, pula-pula, escorregador inflável, pintura facial de super-heróis e flores renovaram a energia na cidade atingida pela catástrofe.
Leia Mais
Polícia Civil já emitiu 24 carteiras de identidade para atingidos em BrumadinhoReunião com produtores rurais atingidos em Brumadinho discute prejuízos Justiça proíbe operação de barragens da Vale em Nova Lima, Ouro Preto e São Gonçalo do Rio AbaixoEsperança: voluntários animam o fim de semana de crianças de BrumadinhoVoluntários oferecem serviços para aliviar sofrimento e aumentar alegria da comunidade de Córrego do FeijãoÉrica Cristina Magalhães também gostou da iniciativa e que acompanhou o tempo todo os filhos Davi, de 5, e Gabriel, se 1 ano e 3 meses.
No próximo fim de semana, o evento terá nova edição. O vice-presidente da Associação Parque da Cachoeira, Parque do Lago e Alberto Flores, Ademir Caricato, diz que a alegria é importante num momento em que se fala tanto em morte. Para ele, é fundamental que os culpados paguem pelo que aconteceu. "Estamos vivendo isso por incompetência de funcionários da Vale."
BOMBEIROS Os socorristas que encerravam o turno na tarde da última sexta-feira também foram surpreendidos com uma homenagem feita pelos voluntários. Na ocasião, eles receberam rosas, abraços e bonecos de super-heróis com uniformes escrito "bombeiros".
A ação foi realizada na Estação Conhecimento, local onde amigos e familiares das vítimas buscam informações, além de servir como "quartel-general"do Corpo de Bombeiros durante a operação de resgate.
Ao menos 30 pessoas se revezaram para oferecer carinho e afeto aos bombeiros que finalizavam o turno e aos que chegavam para render os colegas.
A homenagem foi marcada por muitas lágrimas e orações. "Esses profissionais são verdadeiros heróis, mas também estão muito abalados, diante de tudo o que estão vendo. Também precisam do nosso carinho e reconhecimento", afirma Fábio Silva, presidente da Plataforma Transforma Brasil.
Desejo de ajudar
A plataforma Transforma Brasil é a principal ferramenta de mobilização e gerenciamento de voluntários do País. De acordo com a organização, desde o rompimento da barragem, em 25 de janeiro, mais de 5 mil voluntários se cadastraram para atuar no suporte às vítimas e familiares da tragédia.
A demanda principal é de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.
Parte deles já está atuando em postos de saúde e locais de velório da cidade, para prestar atendimento especialmente em momentos de grande emoção dos parentes. Os demais voluntários estão atuando em ações pontUais de acolhimento às famílias por toda a cidade.
Os interessados em se cadastrar ao voluntarismo da organização devem entrar no portal do Transforma Brasil.
* Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
.