Grande parte dos brasileiros desejam penas duras para a mineradora Vale e seus diretores após a tragédia ocorrida em Brumadinho, na Grande BH. De acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 65,7% da população do país é a favor da empresa perder sua licença para trabalhar no setor da mineração, enquanto 28% é contra e 6,4% não soube responder. Ainda segundo o estudo, 63,4% dos ouvidos classificam a companhia como a principal responsável pela catástrofe. Outros 21,3% colocam a maior culpa no governo de Minas, enquanto uma parcela de 10,4% acusa a União. Pouco mais de 1% analisa o desastre como um acidente e 3,6% não responderam.
Leia Mais
Ao menos 30% das notícias mais divulgadas de Brumadinho eram falsasVale vai adotar medidas judiciais contra paralisia de operação em minaApós tragédia, fundação considera Rio Paraopeba como ''completamente morto''Articulação internacional vai pedir destituição da diretoria executiva da ValePresos após rompimento de barragem em MG pedem habeas corpus no STJ
Os reflexos da tragédia de Mariana também entraram em debate. Segundo a pesquisa, 91% dos brasileiros creem que o rompimento da barragem B1 da mina do Córrego do Feijão poderia ter sido evitado se a Justiça tivesse punido a Samarco e suas controladoras, Vale e BHP Billiton, da maneira correta. Para cerca de 3% dos ouvidos, os vazamentos não têm relação. A mesma quantidade de pessoas afirmaram que os desastres não poderiam ter sido evitados.
De acordo com o Paraná Pesquisas, 35,1% dos brasileiros são a favor da criação de uma empresa estatal para realizar toda a atividade minerária no país.
Para chegar aos resultados, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.420 brasileiros situados em 188 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. As entrevistas aconteceram entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro. O levantamento foi feito on-line e tem margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.
.