Após enfrentar um longo período de seca, o Norte de Minas recebeu nesta terça-feira uma forte chuva que causou estragos. Em Francisco Sá, uma das cidades mais atingidas pelo temporal, ruas foram alagadas e danificadas.
O temporal começou por volta das 5h e permaneceu até às 9h, segundo moradores. Várias casas foram invadidas pela água, que também atingiu uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Bairro José Maria Alkimin.
Leia Mais
STJ concede liberdade a cinco presos pela tragédia de BrumadinhoBrumadinho recebe reforço de bombeiros do Norte de MinasAcusado de estuprar seis mulheres é preso no Norte de MinasCidades mineiras têm inundações e estragos com temporaisTemporal deixa pessoas ilhadas em igreja, carros e provoca estragos em BarbacenaBombeiros realizam buscas por homem afogado em lagoa no Norte de MinasPolícia Civil alerta para site falso de leilões de veículosO Bairro São Jorge foi um dos mais prejudicados. Também houve estragos na Zona Rural, onde estradas vicinais ficaram praticamente intransitáveis.
O município de Montes Claros, que fica a aproximadamente 50 minutos de Francisco Sá, registrou o volume de 26mm de chuva nesta manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas árvores caíram nos bairros Edgar Pereira e Vila Atlântida. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros ainda receberam chamados para realização de seis vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Eldorado, Vila Mauríceia, Santa Rita, Centro (Escola Gonçalves Chaves) e Vila Áurea (Escola Dep. Esteves Rodrigues).
O município de Montes Claros, que fica a aproximadamente 50 minutos de Francisco Sá, registrou o volume de 26mm de chuva nesta manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas árvores caíram nos bairros Edgar Pereira e Vila Atlântida. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros ainda receberam chamados para realização de seis vistorias em árvores com risco de queda nos bairros Eldorado, Vila Mauríceia, Santa Rita, Centro (Escola Gonçalves Chaves) e Vila Áurea (Escola Dep.
Para esta quarta-feira (6), a previsão na região é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima deve alcançar 35°C e a mínima 20°C, com umidade relativa do ar em torno de 85%.
Estiagem
Antes do temporal desta terça-feira (5), Francisco Sá sofria com o Sol forte, que castigou a região durante o mês de janeiro, destruindo as lavouras de milho e feijão, além de comprometer as pastagens.
O município convive com estiagens prolongadas há sete anos, com a população enfrentando a escassez de água. Em 2015, os moradores enfrentaram o racionamento de água, com grande parte deles sendo atendida por caminhões-pipas, pois a barragem do Rio São Domingos, usada para o abastecimento da cidade, praticamente secou.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.