A comissão externa da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar as consequências do rompimento da barragem da Vale, irá a Brumadinho nesta sexta-feira (8). A visita técnica dos deputados inclui reuniões com bombeiros, Defesa Civil e Gabinete de Crise instalado na cidade.
Leia Mais
Prefeitos temem efeitos de parada da mineração da Vale na Região CentralConheça os bombeiros que aparecem em foto viral das buscas em BrumadinhoForça-tarefa gasta R$ 1 milhão por dia para manter operação em Brumadinho'Vamos ser duros com a Vale', diz ministra Damares Alves em visita a Brumadinho Bombeiros registram quedas de árvores em BH e região; previsão é de mais chuva"Talvez seja mais efetiva uma semana de esforço concentrado só para aprovar a legislação referente à segurança de barragens", afirmou. Para ele, a comissão pode levantar os projetos em condições de votação e submetê-los ao colégio de líderes. De acordo com o relator da comissão, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), a prioridade é a revisão da legislação.
No segundo semestre, a comissão deve concluir a vistoria in loco das barragens de rejeitos minerais, o diagnóstico das tecnologias de monitoramento e a rediscussão do uso da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
.