A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um alerta nesta quinta-feira para risco geológico, podendo ocorrer deslizamentos, desmoronamentos, escorregamentos e erosão. O alerta, válido até às 23h da próxima segunda-feira, se dá devido ao acumulado de chuva nos últimos dois dias, superiores a 50 milímetros, e a possibilidade de chover até domingo.
Desde o último domingo, o dia mais quente do ano na capital, com 34,4°C, as temperaturas registraram uma queda de 11,8°C, alcançando a máxima de 22,6°C nesta quinta-feira, sendo o dia mais frio de 2019.
Leia Mais
'É agradecer a Deus por estar vivo', diz motorista que teve carro atingido por árvore em BHBombeiros registram quedas de árvores em BH e região; previsão é de mais chuvaDebaixo de chuva, buscas por vítimas continuam em BrumadinhoConheça os bombeiros que aparecem em foto viral das buscas em BrumadinhoMP pede plano de ação emergencial em barragem com rejeitos nucleares em MGPara amanhã, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoada em Belo Horizonte. A máxima prevista deve alcançar 28°C e mínima de 17°C. No interior do estado, a temperatura mínima deve ser registrada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas. A máxima fica em 36°C no Norte e Triângulo Mineiro. A quantidade de chuva deve diminuir na capital e aumentar na região Leste e Norte do estado.
De acordo com o meteorologista, o calor que fez em janeiro não deve voltar com tanta potência nos próximos dias. “Estávamos com um bloqueio atmosférico que impedia a chegada da frente fria, agora não temos mais esse bloqueio, então não vai ter mais calor”, explicou Cléber.
Recomendações
Diante dos riscos, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil pede que a população tome alguns cuidados para evitar acidentes:
- Coloque calha no telhado da sua casa
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
- Não jogue lixo ou entulho na encosta
- Não despeje esgoto nos barrancos
- Não faça queimadas
O órgão ainda avisa que o risco geológico pode se agravar se o local apresentar sinais de que podem ocorrer deslizamentos. Por isso é preciso atenção nos casos abaixo:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperradas
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.