Moradores de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, acordaram em pânico nesta sexta-feira após o acionamento das sirenes da barragem da Vale ainda durante a madrugada. Pelo menos 500 famílias de comunidades próximas à mineração foram evacuadas e levadas para uma quadra poliesportiva.
Leia Mais
A cobertura de uma tragédia: repórteres do EM relatam bastidores de BrumadinhoSirenes tocam em barragem da Vale em Barão de Cocais e moradores são retiradosMoradores de Itatiaiuçu são retirados de casa por risco em barragemSirene dispara em Barão de Cocais e risco em barragem chega ao nível pré-rompimentoÁrea perto de barragem da Vale é evacuada em Nova LimaVeterinários ainda aguardam liberação da Defesa Civil para resgatar animais em Barão de CocaisMina que gerou evacuação em Barão de Cocais é sítio histórico do estadoAs famílias são das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteira. Segundo a mineradora, responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, a decisão é preventivas e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
- Foto: Reprodução/Youtube/Portal Uai
“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, informou a empresa por meio de nota enviada nesta madrugada.