Moradores de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, acordaram em pânico nesta sexta-feira após o acionamento das sirenes da barragem da Vale ainda durante a madrugada. Pelo menos 500 famílias de comunidades próximas à mineração foram evacuadas e levadas para uma quadra poliesportiva.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um morador em fuga dentro de um carro, assustado, ele diz não saber se a barragem havia rompido ou se era um teste, mas logo em seguida os alto-falantes informam que a situação é real. Pelo caminho, é possível ver moradores saindo de suas residências.
As famílias são das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteira. Segundo a mineradora, responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, a decisão é preventivas e ocorreu após a consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura.
“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura. A Vale está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo”, informou a empresa por meio de nota enviada nesta madrugada.