Uma idosa de 100 anos teve que deixar sua residência na comunidade de Pinheiros, em Itatiaiuçu, na Grande BH, pelo risco com a barragem de rejeitos minerários da Mina Serra Azul, da empresa Arcelor Mittal Mineração Brasil. Isabel Ramos de Jesus saiu de casa com o filho, o pedreiro Joaquim Ramos Teixeira, de 50 anos. “Não deu tempo de pegar nada. Tivemos que sair de madrugada. Ela foi de carro, porque se fosse o caso de sair correndo com ela não tinha o que fazer. Depois de Mariana e Brumadinho, a gente pensa no pior”, diz Joaquim.
Leia Mais
MP recomenda a Vale resgatar todos os animais em risco em Barão de CocaisVale explica doações de R$ 50 mil ou R$ 15 mil aos atingidos, em BrumadinhoTrês famílias retornam para casa em Itatiaiuçu após evacuação por risco em barragemAssim como Joaquim e a mãe, outras 29 famílias de Pinheiros já estão alocadas no Hotel Ibis de Itaúna, totalizando 92 pessoas, segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais. A Arcelor informou que 54 famílias estão cadastradas como ocupantes da área de risco da barragem, mas há pessoas que preferiram ir para a casa de parentes. A necessidade da evacuação das 54 famílias se deu depois que a mineradora verificou uma mudança de 1 para 2 no nível de segurança da barragem, modificação explicada pela adoção de novos padrões no projeto geotécnico da barragem pós Brumadinho.
Moradores do Bairro Pinheiros, em Itatiaiuçu, aguardam em frente a hotel - Foto: Edésio Ferreira/EM/ D.A. PressO presidente da Arcelor Mineração, Sebastião Costa Filho garantiu que todas as famílias terão novas casas se essa for a intenção delas. Ele disse que a liberação para quem quiser retornar para os imóveis de Pinheiros só será liberada quando novos estudos sobre a segurança da barragem que está desativada desde 2012 estiverem concluídos e mostrarem que o reservatório é 100% seguro.
A evacuação das cerca de 150 pessoas se deu ainda na madeugada de hoje, espalhando um rastro de medo pela comunidade que temia o pior.
.