Em caso de rompimento da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, na Região Central do estado, o Rio São João, que pertence à bacia do Rio Doce será atingido. O anúncio foi feito pela Defesa Civil na tarde desta sexta-feira. De acordo com o órgão, a estimativa é que 1,2 quilômetro separe o topo da barragem e o Rio São João.
Leia Mais
Se romper, barragem em Itatiaiuçu pode atingir a BR-381 e o Rio MansoComitê do Rio das Velhas fará inspeções em barragens na região do Alto Rio das VelhasLama acaba com reduto de canoagem no Rio Paraopeba, em BrumadinhoO mapa do medo: 13 cidades mineiras vizinhas a represas de rejeitosMinistério Público solicita medidas de segurança de 10 barragens da ValeGoverno do estado paralisa atividades nas barragens de Itatiaiuçu e Barão de CocaisAs sirenes teriam tocado por volta da 1h e o plano de emergência foi acionado nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras. Barão de Cocais fica a 100 quilômetros da capital mineira. As pessoas foram levadas para o Ginásio Poliesportivo de Barão de Cocais.
A Vale diz que a barragem Sul Superior é uma das 10 a montante inativas remanescentes da mineradora, e que faz parte do plano de descomissionamento divulgado em 29 de janeiro, quatro dias após o rompimento da barragem em Brumadinho, que matou mais de 150 pessoas. Ainda segundo a Vale, a mina de Gongo Soco produzia minério de ferro e foi paralisada em abril de 2016.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
.