A Fundação Renova disse ontem que não foi formalmente notificada da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que barrou o recálculo de indenizações de atingidos pela tragédia de Mariana e informou que se pronunciará após analisar seu conteúdo. Quanto à atual situação das ações referentes ao rompimento da Barragem do Fundão, a Samarco disse, por meio de nota, ter celebrado acordos com 17 núcleos familiares das 19 pessoas que morreram em razão do rompimento da Barragem do Fundão. “Até o momento, 16 foram concluídos e um foi pago parcialmente. Os critérios das indenizações são objetivos, e o montante varia de acordo com a quantidade de pessoas de cada família e os respectivos graus de parentesco. A empresa segue em contato com os familiares e seus advogados nos casos que ainda não foram concluídos, buscando a conciliação”, sustenta a empresa, em nota.
Leia Mais
Justiça derruba decisão que permitia à Samarco recalcular indenizações por desastre em MarianaInvestimento em manutenção em Mariana foi alvo do MP no caso SamarcoExecutivos da Samarco quiseram saber 'quem entrou na PF' após tragédia de MarianaJustiça determina bloqueio de mais de R$ 7 milhões das contas da Renova'Peçam a Deus', diz vítima de Mariana aos afetados em BrumadinhoAté 31 de janeiro de 2019, por meio dos Programas de Indenização Mediada de Danos Gerais (PIM- DG) e de Auxílio Financeiro Emergencial (AFE), a Fundação Renova pagou R$ 1,4 bilhão em indenizações e auxílios financeiros.
Segundo a Fundação Renova, a construção do novo distrito de Bento Rodrigues ainda se encontra na preparação da infraestrutura e projeto arquitetônico das casas. Toda a obra deve ter duração de 22 a 24 meses, prazo que está sendo definido no Grupo de Trabalho supervisionado pelo Ministério Público, com a participação dos atingidos. A previsão é que 225 famílias sejam reassentadas. Em Paracatu de Baixo, foram feitas as solicitações de licenciamentos necessários e instalação do canteiro de obras aguardam. Já em Gesteira, em Barra Longa, a implementação do plano diretor é feita..