O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna (Gedef), reforçou junto à Vale a urgente necessidade de apresentar um plano emergencial que contemple ações de localização, resgate e cuidado dos animais domésticos em possível rompimento de barragem em Barão de Cocais, na Região Central do estado.
Na última sexta-feira, o MPMG expediu uma Recomendação à Vale para que o plano fosse elaborado. Porém, conforme a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, coordenadora do Gedef, “a Vale apresentou um plano emergencial, que entendemos não ser satisfatório, por faltarem elementos básicos, como cronograma e a logística da retirada”, ressalta.
Leia Mais
Bombeiros encaminham mensagens da população aos colegas em Brumadinho Defesa Civil quer concluir contagem de casas atingidas em BrumadinhoComunidade denuncia ao MP nove barragens 'escondidas' em CongonhasEM flagra atividade em área interditada de mineradora em Brumadinho; moradores se preocupamJustiça bloqueia R$ 50 milhões da Vale por evacuação em Barão de CocaisBarragem da Mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, permanece em estado de alertaMP recomenda que Vale proteja patrimônio cultural localizado perto de barragensBelo Horizonte tem redução de 50% em roubos durante período de fériasA promotora de Justiça explica ainda que, “o IBAMA já notificou a Vale pelo mesmo motivo, e a Defesa Civil deu prazo até quarta feira, dia 13, para que a Vale retire os animais da área de risco”.
Medidas a serem adotadas pela Vale
A recomendação pede que o plano, além de localização, resgate e cuidado dos animais domésticos deverá contemplar ainda o afugentamento, monitoramento e resgate de fauna silvestre, no caminho da lama, com vistas a minimizar os danos ao meio ambiente, em especial às espécies da fauna.
De acordo com o MPMG, o plano deverá prever, entre outras igualmente relevantes, a execução das seguintes medidas:
- composição de equipe técnica qualificada, preferencialmente habilitada em manejo etológico, para realizar ações de busca, resgate e cuidados de animais;
- disponibilização de equipamentos, maquinários, veículos (aéreos ou terrestres) e suprimentos necessários à busca, resgate e cuidados dos animais;
- diagnóstico das áreas atingidas, visando a localização, identificação e quantificação de animais isolados.
Quanto ao resgate imediato dos animais isolados, o plano deverá prever a provisão de alimento, água e cuidados veterinários àqueles animais cujo resgate não for tecnicamente recomendável. Essas medidas deverão ser adotadas até o resgate dos animais e sua entrega aos seus tutores. Caso o animal não possa ser entregue ao seu dono, deverá ser mantido em abrigo que assegure condições de bem-estar inerentes a cada espécie.
Logo após a elaboração do plano, a Vale deverá submetê-lo ao Comando da Operação de Resgate, do qual fazem parte o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, organizado para tratar das medidas emergenciais referentes à evacuação de animais, a fim de compatibilizar a necessidade de resgate com a segurança das pessoas envolvidas na operação.
Itatiaiuçu
Segundo a coordenadora do Gedef, no Povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, na Região Central do estado, o recolhimento dos animais já foi iniciado pela Arcelor Mittal. Os animais estão sendo acompanhados por veterinários e a realocação está prevista para ser concluída nesta quarta-feira, 13.
Animais de pequeno porte estão nos hotéis juntamente com os donos que foram desalojados de suas residências.
Brumadinho
Sobre as providências a serem tomadas em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula explica que as medidas adotadas pela Vale não estão contemplando todas as expectativas. “Estamos negociando a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que irá propiciar melhorias no serviço de atendimento emergencial que a Vale está prestando, pois existem várias situações de risco envolvendo os animais em Brumadinho.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.