Moradores das comunidades de Itatiaiuçu, na Grande BH, continuam na mesma situação: incertos de quando voltarão para as suas casas. As avaliações das equipes técnicas da ArcelorMittal sobre a barragem Serra Azul prosseguem e a empresa está em fase de contratação de uma consultoria especializada para novos estudos. Entretanto, sem prazos.
A ArcelorMittal já iniciou a retirada dos animais de pequeno e grande portes do Distrito de Pinheiros. Estão catalogados 597 bichos – entre gatos, cães, coelhos, pássaros, galinhas e etc. – c mais cerca de 2.100 peixes. Em parceria com a Defesa Civil e equipe contratada de veterinários, estão sendo avaliados bovinos, equinos e suínos. Após os exames sobre saúde e condições de deslocamento, os animais são transferidos para um haras da cidade.
Já os cães e gatos passam pelo mesmo procedimento e são levados para casas de acolhimento de animais. A remoção de aves e peixes está em fase de avaliação sobre melhores alternativas para esta ação. “As espécies requerem cuidados adicionais, como horário adequado do dia, em função calor e acondicionamento para o transporte”, explicou a empresa. Um balanço com número de animais transportados não foi repassado.