Cerca de 100 casas atingidas pela lama da barragem de Brumadinho, na Região Metropolitana de BH, foram vistoriadas pelas Defesa Civil até a tarde desta sexta-feira. Com isso, a expectativa do retorno das pessoas as suas casas aumenta. A informação foi repassada em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira.
Leia Mais
Bombeiros encontram apenas 'segmentos' de corpos em Brumadinho; identificação já é feita por DNA Governo será cobrado sobre Brumadinho em feira do setor mineral no CanadáFuncionários da Vale são presos em investigação sobre desastre em Brumadinho Viagem de ônibus revela cenário de destruição na área da Vale em BrumadinhoOperação da Usina de Três Marias pode mudar para que lama não chegue ao São FranciscoA Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que tiveram suas casas afetadas.
Atualmente, a Lei 8.036/1990, que trata do FGTS, permite que os beneficiários movimentem suas contas em caso de “necessidade pessoal, cuja urgência e gravidade decorra de desastre natural”. Desde o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, Minas Gerais, em 2015, esse tipo de acidente passou a ser equiparado a desastre natural para que as vítimas pudessem movimentar esses recursos.
Por isso, “é importante comprovar que a casa foi atingida pela lama, um dos critérios necessários para que as pessoas possam ter acesso.”
.