A Vale anunciou, nesta quarta-feira, a retirada de moradores de comunidades situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem a montante de Vargem Grande, que fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A mineradora ainda não informou a lista das comunidades atingidas.
Leia Mais
Ameaça de mudanças na Escola de Saúde Pública de Minas mobiliza alunos e servidoresVistoria não libera imóveis ameaçados em BrumadinhoPopulação de quatro cidades afetadas por barragens enfrenta da incerteza ao prejuízo'Estou levando o que posso', diz morador de zona evacuada em Nova LimaMoradores de Nova Lima e Ouro Preto têm até as 17h para deixar suas casasBancário é feito refém em agência na Av. Waldomiro LoboSe romper, barragem de Nova Lima pode atingir BR-356 e condomíniosNa nota divulgada hoje, a Vale também diz que iniciou a preparação para realocação de moradores nas regiões de barragens em Ouro Preto, na Região Central de Minas. De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, foram 15 pessoas retiradas de cinco casas na cidade. Os domicílios estão localizados na zona rural, a 15 quilômetros do distrito de Engenheiro Correia. A administração municipal ressaltou que, em caso de rompimento, a lama não atinge a sede do município. Apenas o local onde as famílias já foram retiradas na zona rural.
Leia a nota na íntegra:
Leia Mais
Ameaça de mudanças na Escola de Saúde Pública de Minas mobiliza alunos e servidoresVistoria não libera imóveis ameaçados em BrumadinhoPopulação de quatro cidades afetadas por barragens enfrenta da incerteza ao prejuízo'Estou levando o que posso', diz morador de zona evacuada em Nova LimaMoradores de Nova Lima e Ouro Preto têm até as 17h para deixar suas casasBancário é feito refém em agência na Av. Waldomiro LoboSe romper, barragem de Nova Lima pode atingir BR-356 e condomíniosA Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante 'Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante' do dia 29 de janeiro.
Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.
No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada."
ZEMA Em nota, a assessoria de imprensa do governo de Minas Gerais informou que Romeu Zema (Novo) “recebeu com preocupação o comunicado da evacuação de pessoas que vivem nas proximidades de barragens em Nova Lima e Ouro Preto e já determinou que a Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec) tome as medidas necessárias, junto a representantes da Vale S.A., para minimizar possíveis danos aos afetados”.
Hoje Zema está em Brasília (DF), cumprindo agenda no Fórum de Governadores. "Embora seja um inconveniente para essas famílias, a medida é preventiva e visa salvar vidas. Após as tragédias ocorridas em Mariana e em Brumadinho, recentemente, vamos fazer tudo que estiver ao alcance do Governo do Estado para preservar as vidas das pessoas", disse o governador, segundo a assessoria.