Moradores de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, contam os prejuízos e ainda fazem a limpeza de ruas nesta quinta-feira, após o temporal que atingiu a cidade na noite de quarta-feira. Segundo a prefeitura, a chuva tem um acumulado de 70 milímetros, o que é considerado forte. Ruas foram alagadas e pessoas ficaram ilhadas. Somente em uma igreja evangélica, no Bairro Pontilhão, aproximadamente 40 pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Uma força-tarefa foi montada pela a administração municipal para atender as ocorrências.
No mesmo bairro, pessoas foram encontradas ilhadas dentro de três veículos. Elas também foram retiradas e colocadas em local seguro pelos bombeiros. A água também cobriu a Rua José Felipe Braz, no Bairro Vilela, deixando alguns moradores presos. A altura da água, segundo o Corpo de Bombeiros, chegou a um metro e meio. Ninguém ficou ferido.
Na madrugada desta quinta-feira, o muro de aproximadamente 10 metros de extensão caiu e atingiu uma residência. A cozinha e um banheiro foram destruídos. Ninguém ficou ferido. O morador teve que deixar o imóvel e foi para a casa de familiares. Até mesmo uma delegacia, localizada no Bairro Pontilhão, foi atingida pelo alagamento. Segundo a prefeitura, o atendimento a população foi suspenso nesta quinta-feira.
Ações
Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), Serviço de Água e Saneamento (SAS), Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, montaram uma força-tarefa para atender às ocorrências relacionadas pela chuva. “As equipes estão atualmente empenhadas em trabalho amplo de limpeza, desobstrução de vias, eventuais reparos e atendimento às ocorrências e chamados da população e dos órgãos envolvidos, com o objetivo de normalizar a situação o mais rápido possível”, informou a prefeitura.