Leia Mais
Moradores falam do desespero em deixar casas em zona evacuada em Nova Lima'Estou levando o que posso', diz morador de zona evacuada em Nova LimaMoradores de Nova Lima e Ouro Preto têm até as 17h para deixar suas casasVale vai pagar salário mensal para atingidos por lama em BrumadinhoApós recusa da Tüv Süd, Vale busca outra empresa para auditar barragensVale retoma registro para doação de R$ 15 mil a atingidos em BrumadinhoApós interdição por risco em barragem, trecho da BR-356 será liberado nesta quartaPolícia libera BR-356, nos dois sentidos, até meia-noite desta quinta-feiraPF cumpre mandados em nova fase da investigação da tragédia de BrumadinhoAgora, a parte bloqueada tem apenas seis quilômetros, indo do Km 35 ao 41. Os militares e o secretário de Cultura disseram que essa medida possibilitou garantir a mobilidade de pessoas que moram e trabalham nas imediações.
Marcelo Matte reconheceu o impacto econômico que o fechamento da rodovia federal gera para as cidades principalmente na véspera do carnaval, que é uma data muito importante para Ouro Preto e Mariana, especialmente, mas disse que a maior prioridade é preservar vidas. Por isso, pelo menos por enquanto quem quiser pular o carnaval nessas duas cidades terá que usar a MG-030 (veículos leves), passando por Nova Lima, Rio Acima e um trecho de terra até chegar em Itabirito para depois retomar a 356 ou então dar uma volta usando a BR-040 para ir até Congonhas, depois Ouro Branco e, enfim, Ouro Preto. Esse desvio é o recomendado para caminhões pesados (veja imagem abaixo).
"Nós sabemos que Mariana já investiu R$ 300 mil na decoração da cidade e que existem 120 bonecos sendo confeccionados para o carnaval de Ouro Preto, que tem o maior baile de máscaras do Brasil. Nós sabemos que essas cidades dependem visceralmente de suas atividades culturais e de turismo e que elas vão sofrer um dano enorme com essa interdição. Nós estamos muito preocupados com esse impacto econômico.
Confira a alteração no trânsito:
.