Alunos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) inovaram na maneira de recepcionar os calouros.Agora, além de tinta no rosto, pé descalços e bebedeira, os veteranos convidam os novos alunos a ajudar crianças com câncer. A parceria é com a Fundação Sara de Belo Horizonte, que atende crianças e adolescentes em tratamento oncológico na capital, oferecendo abrigo, alimentação, apoio psicológico e transporte até os hospitais.
A partir de segunda-feira, os calouros de todos os cursos da faculdade precisam recolher roupas, alimentos, brinquedos, produtos de limpeza e ainda vender rifas. Além disso os calouros também visitam a Fundação para conhecer de perto as instalações e os pacientes. A iniciativa é apelidada de Trote Solidário.
Segundo uma das coordenadoras do Trote, Maria Passos Bianchini, aluna do 7º período de medicina, os alunos se identificaram com o trabalho social feito na Fundação Sara. “Eu sou completamente apaixonada por este trabalho. É muito legal ver os calouros participando, comprando a ideia e ver que a gente faz realmente diferença para aquelas crianças”, comemora.
Maria conta que o mais interessante do Trote é o envolvimento, a pontuação é só para os calouros, mas as doações vêm de toda parte. Este ano foram tantos veteranos querendo participar da comissão que foi preciso fazer uma seleção de vagas. Para a coordenadora isso é uma resposta muito positiva ao projeto solidário.
Para receber as doações a comissão faz plantões de manhã, quando os alunos estão chegando a faculdade, na hora do almoço e no fim da tarde. São também nestes horários que os calouros agendam as visitas à Fundação Sara.
O Trote Solidário conta ainda com doação de sangue e cadastro de medula, que também somam pontos para os calouros. No fim eles precisam juntar 100 pontos. Os três primeiros colocados ganham brindes, como jalecos e livros.
Aqueles interessados em doar devem ligar para 3284-7690 ou 99205-0852.
Aqueles interessados em doar devem ligar para 3284-7690 ou 99205-0852.