Brumadinho - A ponte que vai restabelecer o trânsito de comunidades até o acesso de Brumadinho, na Grande BH, continua sem previsão de liberação. O principal dificultador foram as chuvas dos últimos dias. Porém, um acesso alternativo, na lateral de onde a ponte está sendo construída, pode ser liberada ainda nesta semana. O local deve atender 40 distritos da cidade e reduzirá cerca de uma hora no deslocamento para o Centro. Atualmente, o caminho mais curto feito pelos moradores é por dentro de uma das minas da Vale.
Leia Mais
Justiça indefere novo pedido de suspensão do bloqueio de R$ 1,6 bilhão da ValeTrabalho de buscas a desaparecidos em Brumadinho não tem prazo para acabar'Foi a semana mais longa da minha vida': repórter do EM faz relato sobre tragédia de BrumadinhoDiretoria executiva da Vale sabia do problema na barragem em BrumadinhoAlunos do Colégio Marconi homenageiam vítimas de BrumadinhoSegundo ele, ainda falta sinalização, iluminação. Além disso, a Defesa Civil exigiu a retirada de caminhões e materiais que atrapalham o acesso. A data da liberação total da via ainda não foi definida, mas uma nova vistoria no local está prevista para esta terça-feira, às 14h.
“Entre a liberação e o conforto e a segurança, temos que prezar pela segurança. Acreditamos que amanhã (terça-feira), a partir das 14h, possamos dar esse conforto e ao mesmo tempo considerar os requisitos de segurança necessários.”
FGTS| A coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais encaminhou à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), subordinada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o processo de estado de calamidade pública em Brumadinho. A medida é necessária para que a Caixa Econômica Federal libere o FGTS para as pessoas que tiveram suas propriedades afetadas pela tsunami de rejeitos.
Números| Ao todo, 179 mortos foram confirmados e identificados e 131 seguem desaparecidos. Além disso, 175 tiveram que sair de suas residências. A Defesa Civil informou que já foram feitas 209 vistorias em casas afetadas, sendo 103 laudos emitidos pelo órgão municipal. Oitenta casas ainda estão pendentes para futuras vistorias.
* Estagiário sob supervisão da subeditra Ellen Crisitie
* Estagiário sob supervisão da subeditra Ellen Crisitie