A polêmica em torno da realização da Feira de Artesanato do Mineirinho, que ocorre às quintas e domingos, na Região da Pampulha, teve o fim. Trabalhadores protestaram sobre a possibilidade da não realização do evento entre os dias 7 a 17 março por causa das apresentações do Cirque du Soleil – uma das maiores companhias circenses do mundo. Porém, no início da tarde desta terça-feira, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, voltou atrás e garantiu a exposição.
Um diretor da feira entrou com recurso alegando que a suspensão poderia prejudicar 1,2 mil trabalhadores. Expositores prometeram manifestação contra o pedido de suspensão. Na sexta-feira passada, a secretaria enviou o ofício pedindo a suspensão da feira, atendendo solicitação feita pelo Cirque du Soleil. O diretor da feira, Willian Martins, argumenta que os eventos podem ocorrer simultaneamente.
Leia Mais
Casamento comunitário reúne mais de 1 mil casais nesta sexta-feira no MineirinhoFeira do Mineirinho volta ao ginásio depois de 10 meses com novo layoutFeira do Mineirinho volta a funcionar em novo espaço neste domingoSegundo Willian, o circo alega que o barulho pode atrapalhar a apresentação. Willian rebate: "Em 15 anos, nunca tivemos problemas. A feira sempre ocorreu simultaneamente a formaturas de medicina, por exemplo. Nunca reclamaram", acrescentou. De acordo com a administração, às quintas-feiras a estimativa é de 3.5 mil pessoas.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, afirmou que já havia comunicado à Fenacouro sobre a impossibilidade de realizar a “Feira de Artesanato” nos dias 7, 10, 14 e 17 de março, devido à utilização do espaço para evento do “Cirque du Soleil”. Informou que chegou a negociar com os expositores para o funcionamento da feira em dias alternativos, sem a cobrança da Taxa de Utilização do espaço. Porém, a proposta foi recusada pela Fenacouro.
Por fim, a Sedese afirmou que a feira vai acontecer normalmente, porém, o som será desligado antes do programado anteriormente. “A Sedese, após a argumentação e em consideração aos mais de 400 expositores e os mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos gerados por dia de feira, negociou com o “Cirque du Soleil” e definiu que a feira vai funcionar nos dias normais, sem comprometimento de horário, apenas com interrupção do som duas horas antes do início da apresentação do “Cirque du Soleil”, fazendo com que os dois eventos consigam ocorrer de maneira harmônica e simultânea”..