A TV Alterosa/SBT exibe nesta quarta-feira (27), por volta das 13h30, logo após o Alterosa Alerta, uma reportagem especial sobre a tragédia de Brumadinho com os depoimentos de 11 pessoas, entre moradores e parentes de vítimas do rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, ocorrido em 25 de janeiro.
O programa é uma versão especial de 43 minutos da reportagem Vozes de Brumadinho - o drama em primeira pessoa, publicada pelo Estado de Minas no domingo (24). Inspirado em Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear, livro mais aclamado da jornalista russa Svetlana Aleksiévitch (Prêmio Nobel de Literatura), o trabalho deu protagonismo aos anônimos atingidos pela tragédia em Brumadinho.
O especial será dividido em dois blocos, com foco em detalhes ainda não contados sobre o impacto que a tragédia provocou nas famílias diretamente atingidas e em toda a comunidade de Brumadinho.
Durante duas semanas, os repórteres Alexandre Guzanshe, Fred Bottrel, Larissa Kümpel, Maria Irenilda Pereira, Márcia Maria Cruz e Renan Damasceno conviveram com a dor dos atingidos pelo tsunami de rejeitos de minério de ferro que escorreu da barragem da Vale e matou centenas de pessoas.
A equipe escutou relatos de perdas irreparáveis e de angústia permanente, mas também de coragem e solidariedade. Histórias de vidas interrompidas e de vidas resgatadas.
O especial Vozes de Brumadinho narra as histórias de Adriana, Atenagos, Dari, Edson, Elias, Farah, Helena, Jefferson, Joel, Karla, Malvina e Nely, que, como tantos outros brasileiros, vivem entre o luto e o medo desde 25 de janeiro de 2019, e não podem ser vítimas de mais um crime: o do silenciamento.