Áudios que circulam nas redes sociais afirmando que a população de Brumadinho deveria se cadastrar até às 18h desta sexta-feira para receber o auxílio emergencial são falsos. O alerta foi emitido pela Defensoria Pública da União.
Na audiência judicial ocorrida nessa quinta-feira, a Vale concordou em receber os documentos das comunidades de Parque da Cachoeira e Córrego do Feijão até sexta-feira, mas o restante da população poderá se cadastrar depois.
O acordo ainda não definiu um fluxo de atendimento para a população em geral, mas o juiz responsável, pela audiência dessa quinta, designou uma nova audiência para o dia 21/03/2019, às 14h, e intimou a Vale para demonstrar, em juízo, a efetivação e o relatório de pagamentos até 4/4/2019, às 14h. Além disso, a Vale se comprometeu a apresentar, até 21/3/2019, informação sobre o prazo máximo que precisará para analisar os documentos que forem apresentados.
“A Defensoria Pública da União, junto com as demais instituições essenciais ao funcionamento do sistema de justiça, continuará acompanhando e fiscalizando as providências tomadas em favor da população atingida”, completa a nota.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.