A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu as inscrições para aqueles que queiram concorrer ao 3º Prêmio Mestres da Cultura Popular da capital mineira. A iniciativa visa valorizar e divulgar os mestres da cidade, muitas vezes responsáveis em transmitir saberes, celebrações e formas de expressões do patrimônio cultural imaterial de BH.
De acordo com a administração municipal, só podem se candidatar ao prêmio pessoas com 50 anos ou mais, que atuam em Belo Horizonte há pelo menos 10 anos. Além disso, o candidato devem ser reconhecidos por suas comunidades como detentores de conhecimento indispensável.
Ao todo, serão premiadas até três pessoas. Cada vencedor receberá R$ 15 mil, além de uma placa referente ao título de Mestre da Cultura Popular de Belo Horizonte.
São exemplos de áreas de atuação dos Mestres e Mestras: artes da cura; medicina popular; manejo, plantio e coleta de recursos naturais; culinária tradicional; jogos e brincadeiras; contação de histórias e outras narrativas orais; poesia e literatura popular; músicas, cantos e danças; rituais; festejos e celebrações; artes e artesanato; ofícios, saberes; técnicas ou “modos de fazer”.
Inscrições
Os interessados devem se inscrever até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, nos 17 centros culturais da Fundação Municipal de Cultura (FMC) ou no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado.
Os empenhados também podem se cadastrar na sede da Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha, na Rua Professor Estevão Pinto, 601, no Bairro Serra, Região Centro-Sul de BH. As inscrições são gratuitas.
O edital completo pode ser consultado aqui. Os endereços dos locais de inscrição estão disponíveis no site do programa BH Faz Cultura.
*Estagiário sob supervisão da redação do em.com.br