Jornal Estado de Minas

Moradores protestam contra atraso em construção de ponte em Brumadinho

- Foto: Divulgação

Moradores do Arraial do Aranha fizeram um protesto contra a mineradora Vale na manhã desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas queimaram pneus e bloquearam com pedaços de madeira a estrada municipal Alberto Flores, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os moradores pedem a construção de uma ponte para ligar a comunidade ao centro urbano de Brumadinho. Segundo os manifestantes, para chegar ao local, eles precisam dar uma volta passando pela mineradora, e, o trajeto que demorava aproximadamente 30 minutos, está levando duas horas. “Os idosos não conseguem andar, a estrada é precária, de terra e passa dentro da Vale”, contou Weverton Juliano Rosa, de 32 anos, vice-presidente da Associação Comunitária de Melo Franco.

Ainda segundo eles, a falta de comunicação da Vale e da Prefeitura de Brumadinho também tem incomodado os moradores. “O pior é que não tem retorno, a gente fica jogado. Já não basta uma tragédia, agora tem mais incertezas. Estamos vivendo de previsões que mudam a todo momento. Não temos caixa eletrônico, ambulância 24 horas.
A vida fica toda em Brumadinho e a gente sem acesso nenhum pra ir”, disse Weverton.

Em nota, a Vale informou que as obras da ponte iniciaram em 10 de fevereiro e está em fase final. De acordo com a empresa, o trânsito na via deve ser liberado na próxima semana.
 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie 
.