Um caminhão tombou, na tarde desta quarta-feira, na rodovia utilizada atualmente pelos moradores de Arraial do Aranha, em Brumadinho, para chegar ao centro urbano da cidade. Ninguém ficou ferido.
A via, de propriedade da Vale, atravessa a Mina da Jangada e foi disponibilizada pela mineradora após a ponte que ligava as regiões se desfazer devido ao tsunami de rejeitos liberados pelo rompimento da barragem I da Mina Córrego do Feijão.
Leia Mais
Senado instaura CPI para investigar Brumadinho e convoca executivos da ValeMoradores protestam contra atraso em construção de ponte em BrumadinhoGoverno libera saque para beneficiários do Bolsa Família em BrumadinhoOs moradores reclamam do longo tempo para chegar ao centro urbano da cidade. Com a ponte, o trajeto demorava, aproximadamente, 30 minutos. Agora, passando pela mineradora, os habitantes levam cerca de duas horas até o destino. Além disso, manifestantes já denunciavam as más condições da estrada de terra. “Os idosos não conseguem andar, a estrada é precária, de terra, e passa dentro da Vale”, contou Weverton Juliano Rosa, de 32 anos, vice-presidente da Associação Comunitária de Melo Franco.
Após o acidente, Weverton ainda reforçou a periculosidade da estrada. “Tá vendo o perigo que é lá? Só Deus que está segurando para não acontecer outros acidentes. Por isso que a nossa reivindicação foi tão grande e incisiva nesse sentido”, finalizou.
Por meio de nota, a Vale informou que as obras da ponte começaram em 10 de fevereiro e estão em fase final. “O trânsito na via deve ser liberado na próxima semana. Enquanto isso, a Vale liberou o trânsito para moradores da região através de via que passa por dentro das instalações da empresa na Mina Jangada”, concluiu.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
.
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa