Com um plenário lotado de bombeiros militares, a Câmara dos Deputados fez nesta quinta-feira (14) sessão solene em homenagem às vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, e aos profissionais de socorro que trabalham nos resgates. Último balanço divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais aponta 203 mortos, 105 desaparecidos e 395 pessoas localizadas.
Leia Mais
Após novo decreto de prisão, funcionários da Vale se apresentam à Polícia Civil Moradores de distrito de Brumadinho protestam contra retirada de horário de ônibusNúmero de mortos de Brumadinho sobe para 203; 105 estão desaparecidosAgricultor sem chance de se salvar em caso de rompimento de barragem em Congonhas pede socorroDefesa Civil divulga novo prazo para liberação da estrada que dá acesso a Brumadinho Vale anuncia doação de R$ 20 milhões para o Corpo de Bombeiros de Minas GeraisSTJ concede habeas corpus a envolvidos em tragédia de Brumadinho'Há indícios suficientes de autoria das responsabilidades' afirmou delegado sobre prisão de engenheiros da ValeGoleiro da Chapecoense é suspeito de agredir ex-namorada no Norte de MinasKarla destacou que os trabalhos dos bombeiros continuam na região afetada e devem durar ainda muito tempo. “Com o passar do tempo, tende a cair no esquecimento o que está acontecendo. Isso aqui é importante para reavivar que os trabalhos continuam”, afirmou.
A lama destruiu a área administrativa da mineradora, atingiu comunidades do município mineiro e o Rio Paraopeba.
Comissão externa
A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar os desdobramentos do rompimento da barragem da Vale volta a se reunir hoje à tarde para debater planos de segurança para barragens e planos de ação de emergência.
Foram convidados, entre outros, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, e o professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, Antonio Nunes de Miranda..