Belo Horizonte quer se transformar na Capital da Fé durante a quaresma e a semana santa. A proposta foi apresentada, ontem, pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, que planeja uma programação para juntar as tradições religiosas a atividades culturais, como os concertos nas igrejas. O primeiro deles (veja a programação) será na próxima quarta-feira, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na Região Centro-Sul da capital, a cargo do Coral Puer Singers. A iniciativa de transformar a cidade num polo de visitação nesta época é inédita e vai trazer outra novidade nos dias da Paixão de Cristo: procissões conjuntas das paróquias na área central, como a de Lourdes, Boa Viagem, São José, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima.
Leia Mais
Iphan vistoria Igreja do Rosário após incêndio em Ouro PretoPresidente da CNBB diz que Igreja fará discussão para mudanças na legislação de mineraçãoNa Campanha da Fraternidade, dom Walmor pede que comunidade priorize os mais pobresVítima confia em cura de câncer por pai de santo e tem prejuízo de R$ 480 milInscrições para no Conselho Tutelar de BH são prorrogadas até 28 de marçoTrabalhando com o bispo auxiliar dom Geovane Luís da Silva e uma comissão específica formada para as celebrações, o arcebispo pretende fazer uma “comunhão” com as cidades histórias vizinhas – Santa Luzia, Sabará e Caeté, onde está o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas, vinculadas à Arquidiocese de BH – para encaixar as programações e oferecer aos moradores e turistas várias opções durante o tempo quaresmal e a semana santa. O objetivo também é criar um roteiro incluindo outras paróquias de BH, como o Santuário São Paulo da Cruz, na Região do Barreiro, onde há celebrações muito bonitas e com grande participação popular.
A próxima reunião do grupo será na próxima semana e, até lá, dom Walmor espera ter formalizado parcerias com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Secretaria de Estado da Cultura e outras instituições de apoio. Uma das vertentes culturais está na apresentação de bandas de música em praças públicas, sempre com músicas sacras.
RAMOS A abertura da programação da semana santa será na manhã do domingo de ramos, com cerimônia no Santuário Diocesano de Adoração Perpétua/Nossa Senhora da Boa Viagem. “Vamos ter procissões saindo das cinco igrejas, num horário que coincida com a chegada à Boa Viagem às 8h30, disse padre Flávio. Já na quarta-feira, haverá a procissão do encontro, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos saindo da São José e a da Nossa Senhora, da Igreja de Lourdes, para encontro e sermão na Boa Viagem.
A cerimônia de lava-pés, tradicional da quinta-feira santa, será realizada em cada paróquia e, na sexta-feira da paixão, será a vez da via-sacra, com quadros, na Praça da Liberdade, seguindo-se da procissão do Senhor Morto até a Boa Viagem. No sábado, a vigília pascal será realizadas nas paróquias, com celebração nas paróquias e na São José, às 19h.
Programação
CONCERTOS NAS IGREJAS
Março
» Dia 20, às 19h, na Igreja de Lourdes – Coral Puer Singers
» Dia 24, às 19h, na Igreja de Lourdes – Coral Angelus
» Dia 25 (horário a definir), na Igreja do Rosário – Coral Todo Mundo
Abril
» Dia 3, às 18h, na Igreja da Boa Viagem – Coral Angelus
» Dia 7, às 20h, na Igreja São José – Mater Ecclesiae
» Dia 10, às 20h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima – Camerata Lux
» Dia 22, às 20h, na Igreja São José – Banda da Polícia Militar de Minas
Gerais – Coral Ensaio Aberto
SEMANA SANTA
Abril
» Dia 14, domingo de ramos – Procissão das paróquias em direção à Igreja São José, no Centro, com missa às 8h30
» Dia 17, procissão e sermão do encontro – Missa às 18h, com saída da imagem de Nosso Senhor dos Passos da Igreja São José e a Nossa Senhora da Igreja de Lourdes. O encontro está programado para as 19h30
» Dia 19, sexta-feira da Paixão, às 19h30 – Via-sacra na Praça da Liberdade, seguindo a procissão em direção à Igreja da Boa Viagem
» Dia 21, às 19h, na Igreja São José – Procissão eucarística em direção
à Igreja Boa Viagem