A Vale formalizou, nesta sexta-feira, uma doação de R$ 20 milhões para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atua nas buscas às vítimas do rompimento de uma barragem da mineradora em Brumadinho, na Grande BH. Até o momento, 203 mortes foram confirmadas.
Hoje, o diretor de Relações Institucionais da Vale, Luiz Eduardo Osório, veio a Belo Horizonte para assinar um protocolo de intenções com o comandante-geral da corporação, coronel Edgar Estevo da Silva. “Esse valor foi definido a partir de um diálogo com o Corpo de Bombeiros. Eles nos apresentaram essa lista e materiais e necessidades, que dão em torno de R$ 20 milhões, que vão contribuir para a preparação desses militares. É uma contribuição significativa para o cotidiano dessas operações. Existem voluntários de todo o Brasil ajudando Brumadinho”, explicou Osório.
Segundo ele, com esse valor, a mineradora vai adquirir equipamentos, veículos e outros materiais que serão entregues aos cerca de 6 mil militares da corporação no estado. Eles também vão doar cerca de 40 cães para atuar em buscas, cursos de qualificação no exterior. O valor também cobre melhorias na infraestrutura na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais e instalações de postos de treinamento na unidade.
“Esse aporte é voluntário. Não tem nenhuma correlação ao fato (em Brumadinho) ou qualquer valor de reparação que está sendo tratado com as autoridades neste momento. Não tem vinculação. É uma doação absolutamente voluntária”, ressaltou o diretor da Vale.
O aporte foi disponibilizado imediatamente e a estimativa é de que as doações comecem a ser entregues ao Corpo de Bombeiros nos próximos 30 ou 180 dias, por conta do tempo de aquisição de alguns materiais. Para Osório, a iniciativa da doação é uma forma de homenagear os bombeiros, que trabalham há 50 dias em Brumadinho. “Essa doação foi feita em nome dos 100 mil empregados da Vale que reconhecem o trabalho heroico dessa corporação, anjos da guarda da sociedade brasileira”, enfatizou Osório.