Os postos de saúde de Belo Horizonte vão contar com um grupo especial da Guarda Municipal para fazer a segurança a partir da tarde desta terça-feira. As equipes serão formadas por 40 motos e 80 agentes, exclusivo para patrulhamento das unidades de saúde. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Jackson Machado durante entrevista coletiva.
Leia Mais
Guarda Municipal prende idoso por tentativa de estelionato em supermercado da PampulhaQuase metade das prisões da Guarda Municipal no carnaval foi feita na terça-feiraKalil determina cota de 20% para mulheres em concursos da Guarda MunicipalConfusão na Rua Sapucaí é investigada pela Corregedoria da Guarda Municipal de BHVeterinários ainda aguardam liberação da Defesa Civil para resgatar animais em Barão de CocaisO Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) informou que acompanha os frequentes ataques aos equipamentos de saúde da capital no sentido de dar o apoio necessário aos trabalhadores, bem como cobrar da PBH mais segurança na prestação de serviços à comunidade.
“Neste sentido, a entidade reconhece que o Patrulha SUS é um avanço contra a violência nos equipamentos de saúde da cidade, mas, reafirma que defende veementemente o retorno dos porteiros aos centros de saúde e maiores investimentos na área a fim de melhorar as condições de trabalho dos servidores e evitar a falta de insumos e medicamentos, oferecendo, assim, um atendimento digno à população”, disse por meio de nota.
A Guarda Municipal também divulgou edital do concurso público que visa provimento de vagas para a carreira dos servidores da área de atividades de segurança pública do órgão. Estão sendo ofertadas 500 vagas para candidatos de nível médio, sendo 400 para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino.
O concurso será organizado pela Fundação Guimarães Rosa (FGR).
As inscrições devem ser realizadas pelo site da banca de 15 de abril a 14 de maio. O valor da taxa de inscrição é de R$ 92,50 e estarão isentos candidatos de família de baixa renda e inscritos no CadÚnico.
A SELEÇÃO DO CONCURSO
A seleção será realizada por prova objetiva (de múltipla escola), prova de títulos, prova de capacidade física, sindicância social e avaliação psicológica. A prova objetiva ocorrerá na data provável de 23 de junho e conta com disciplinas de língua portuguesa, legislação, noções de informática, noções de geografia urbana e história de Belo Horizonte. Para o teste de aptidão física os candidatos serão submetidos a exercícios de flexões abdominais, corrida de 400 metros, barra horizontal para homens e barra horizontal estática para mulheres.
Dentre as atribuições do cargo estão: zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do município, colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas que contribuam com a paz social, cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades e garantir o atendimento de ocorrências emergenciais ou prestá-lo direta e imediatamente quando se deparar com elas. O concurso público terá validade de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a depender do órgão..