Em reunião de duas horas realizada na tarde desta terça-feira (26), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) definiu as datas dos próximos simulados de evacuação que deverão acontecer em Minas Gerais. Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Cedec, Santa Bárbara, na Região Central do estado, recebe a atividade nesta sexta-feira, às 15h. No mesmo horário, na quarta-feira da semana que vem (3), São Gonçalo do Rio Abaixo, no mesmo território administrativo, recebe a medida preventiva.
Leia Mais
CSN ignora recomendação e MPMG vai à Justiça para retirada de moradores em CongonhasPolícia indica dolo eventual em Brumadinho e Vale será indiciada por falsidade ideológica Pela segunda vez, sirene de barragem toca por engano em Santa BárbaraSimulados constam nas normas da mineração mas não eram feitos, diz porta-voz da Defesa CivilConfira os horários e pontos de encontro dos simulados em Honório Bicalho, Raposos e ItabiritoPessoas com mobilidade reduzida deixam suas casas em Barão de CocaisDefesa Civil passa cronograma de retorno às aulas em Barão de Cocais
Nessa segunda-feira, no primeiro treinamento preventivo, cerca de 3,6 mil moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Barão de Cocais foram às ruas. A adesão da população, embora tenha sido grande, ficou muito abaixo da expectativa.
Segundo autoridades de segurança, aproximadamente 60% do público-alvo, 6 mil pessoas, se interessaram pela atividade.
Quanto ao tempo, o simulado durou 32 minutos. A pessoa que mais demorou a chegar a um dos sete pontos de encontro gastou 10 minutos. A lama levaria 1h12 para atingir a ZSS de Barão de Cocais.
Em caso de vazamento, Sul Superior despejaria aproximadamente 4,8 milhões de metros cúbicos sobre as comunidades próximas. A catástrofe também afetaria o Rio São João, o que contaminaria a Bacia do Rio Doce, já arrasada pela tragédia da Barragem de Fundão, em Mariana, há mais de três anos.