Pontes entre o passado e o presente para contar mais sobre a história e manter viva a preservação do patrimônio de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu o sinal verde para a restauração de quatro estruturas – duas em pedra, erguidas com uso de óleo de baleia, e duas em ferro – construídas no século 19 sobre o Córrego do Lenheiro, cartão-postal do município. Com recursos de R$ 2 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, do governo federal, os monumentos vão receber os serviços ainda neste ano.
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Iluminação
O projeto de restauro das quatro pontes no Centro Histórico de São João del-Rei começou a ser pensado há seis anos, mas pouco avançou, esbarrando, principalmente, no grande volume de documentação necessária, diz o secretário. O dinheiro a ser disponibilizado pelo governo federal é suficiente para a intervenção, sem necessidade de contrapartida do município. Para dar mais destaque ao conjunto de quatro pontes, está em pauta também um projeto luminotécnico que valorizaria as linhas arquitetônicas.
“Temos, assim, o resgate de um conjunto histórico muito importante, que só valoriza nossa cidade. Portanto, ao longo das obras, teremos um programa de educação patrimonial envolvendo as escolas municipais. O objetivo é tirar os estudantes da sala de aula em um dia e levá-los para conhecer as pontes”, explica Frois,
Despoluição
Em nota, a Prefeitura de São João del-Rei informa que o Córrego do Lenheiro está em processo de despoluição e as obras de saneamento (esgoto sanitário) já chegaram ao Centro da cidade. Os recursos são do governo federal, da ordem de R$ 42 milhões, com contrapartida do município de R$ 6 milhões. O término do serviço está previsto para o fim de 2020. Assessores acrescentam que se trata da “maior obra pública realizada no município nos últimos 100 anos”.
Ligação entre dois tempos
As estruturas do século 19 ligam os dois lados do Centro Histórico de São João del-Rei.
1) Rosário – De um lado está a Igreja do Rosário, do outro o Memorial Tancredo Neves e a Igreja de São Francisco. Tombada pelo Iphan e construída em pedra, com arcos, é aberta ao trânsito de veículos
2) Cadeia – Também de pedra, tem esse nome devido ao antigo prédio que hoje é ocupado pela sede da prefeitura. É aberta ao trânsito e é acesso importante à área de comércio. Tombada pelo Iphan
3) Ponte da Estação Ferroviária – Arquitetura bem característica da época de construção da estação ferroviária. É usada apenas para pedestres, com uma camada de cimento por cima
4) Ponte do Teatro – Também destinada apenas a pedestres, a estrutura é muito usada, pois leva ao comércio e ao Teatro Municipal