Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apurar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Grande BH, vão visitar a área atingida pelo mar de lama. Uma audiência pública será realizada na cidade para ouvir os moradores e ver os impactos do desastre. “Vamos visitar as áreas afetadas e, principalmente, ouvir a população sobre as etapas de reparação”, afirmou o deputado André Quintão (PT), relator da Comissão.
Leia Mais
Após acionamento de sirene, moradores de Macacos aguardam definição sobre barragemComeça oitiva de ex-presidente da Vale na CPI de Brumadinho no SenadoPolícia acha integrante da lista de desaparecidos em Brumadinho que está vivoRompimento de barragem em Congonhas atingiria escolas, bairros e unidade de saúdePresidente afastado da Vale não descarta negligência em rompimento da barragem de Brumadinho Presos são transferidos de presídio de Itabirito devido a risco em barragensMoradores de Santa Bárbara se preparam para simulado de emergência de barragemO deputado André Quintão ressaltou, nesta quinta-feira, a necessidade de adoção, por parte da Vale, de um plano de reparação às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. “Identificar as causas e os responsáveis é fundamental, evitando a impunidade. Mas é importante, também, ter um plano claro e público de reparação por parte daqueles que cometeram tamanha irresponsabilidade, permitindo que as famílias atingidas reconstruam suas vidas com dignidade”, destacou André.
Para ele, é preciso criar um modelo que possibilite a agilidade e eficiência no auxílio dos atingidos.
O deputado apontou que a tragédia é fruto de uma série de erros. “A declaração de condição de estabilidade foi feita de maneira fraudulenta, como apontou a Polícia Federal. Temos problema, também, no não funcionamento do Plano de Ação Emergencial”, comentou. “Queremos saber de que maneira as legislações trabalhistas foram desrespeitadas pela empresa. Queremos saber, também, em que medida o descumprimento eventual de normas de segurança também contribuiu para o rompimento”, completou..