Detentos do Presídio de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, estão sendo transferidos, na tarde desta quinta-feira, para outras prisões. O motivo da retirada dos presos é o alerta máximo para um possível risco de rompimento das barragens Forquilhas 1 e 3, da Vale, que estão localizadas em Ouro Preto. Em caso de ruptura das estruturas, Itabirito seria atingido pela lama de rejeitos, em no máximo duas horas, segundo a Defesa Civil.
Leia Mais
Moradores de Santa Bárbara se preparam para simulado de emergência de barragemIntegrantes da CPI da ALMG vão visitar área atingida por tragédia de BrumadinhoCriança em pânico e acidente de carro: moradores de Itabira falam sobre sirenes acionadas por enganoApós acionamento de sirene, moradores de Macacos aguardam definição sobre barragemPolícia procura detentos que fugiram do Presídio de São Joaquim de Bicas IApós confusão, detentos da Nelson Hungria são baleados com tiros de borrachaMPMG solicita bloqueio de R$ 1 bi da Vale por causa de risco em barragem Vargem GrandePor meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública/ Administração Prisional explicou que a transferência é devido ao risco de rompimento das barragens da Vale. Por isso, “foi necessária a transferência dos 113 presos do Presídio local para unidades da região”.
As barragens já estavam em nível 2 desde 20 de fevereiro, o que culminou na necessidade de evacuar regiões em Ouro Preto e Nova Lima. Nessa quarta-feira, a situação dos reservatórios mudou. Passou para o nível 3 – o último da escala de risco, que significa risco iminente de ruptura. Segundo a Vale, a empresa responsável pela auditoria das barragens não atestou a estabilidade das estruturas, por isso aconteceu a alteração de status.
O em.com.br entrou em contato com a Prefeitura de Itabirito e aguarda um posicionamento sobre o caso. .