A elevação do nível de risco das barragens B3/B4, em Macacos (Nova Lima), e Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto, para o estágio de pré-rompimento força a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a organizar simulados para orientar a população atingida. Nesta quinta-feira (28), o órgão divulgou os detalhes das atividades, que vão acontecer neste domingo (31), às 15h.
Nas três localidades, além dos simulados, haverá reuniões antes dos treinamentos. Em Raposos, serão seis encontros: três às 9h e três às 11h deste domingo. Em Itabirito, serão cinco, todas às 10h. Já em Honório Bicalho, serão três no mesmo horário de Itabirito.
Em Honório Bicalho, distrito de Nova Lima assim como Macacos, a lama demoraria 1 hora e 3 minutos para chegar em caso de rompimento da B3/B4. Lá, serão nove pontos seguros (mapa abaixo), distribuídos pelos bairros Honório Bicalho, Santa Rita e Alto do Gaia. Cerca de 4,3 mil cidadãos vivem neste território.
Leia Mais
Moradores de Santa Bárbara se preparam para simulado de emergência de barragemDefesa Civil define datas para simulados em Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio AbaixoMineradora é flagrada em área embargada às margens do Rio das VelhasMacacos: como novo disparo de sirene virou golpe de misericórdia no turismoMacacos: liminar obriga Vale a promover treinamentos nas próximas 24 horas
Assim como em Raposos, Itabirito, na Região Central de Minas, pretende reunir 4,3 mil moradores no treinamento. Serão 14 estações seguras na cidade (mapa abaixo), que seria atingida em 1h36 em caso de ruptura da barragem Forquilha 1 e 3h2 no caso de Forquilha 3. Ambas represas estão na Mina de Fábrica, da Vale.
O simulado em Itabirito vai atender os bairros Esperança 1, 2 e 3; Nossa Senhora de Fátima 1 e 2; Praia; Boa Vista; São Geraldo; Santa Efigênia; Usina do Curtume Santa Luzia; Curtume Santa Luzia; Fábrica Novato; Padre Eustáquio; Cardoso; São José; Sítio Antônio Jequeri e o Centro.
As barragens já estavam em nível 2 desde 20 de fevereiro, o que culminou na necessidade de evacuar regiões em Ouro Preto e Nova Lima. Nessa quarta-feira, a situação dos reservatórios mudou. Passou para o nível 3 – o último da escala de risco, que significa risco iminente de ruptura.
Segundo a Vale, a empresa responsável pela auditoria das barragens não atestou a estabilidade das estruturas, por isso aconteceu a alteração de status.
Serviço
Simulados de evacuação de emergência
Data: 31/03/2019 (domingo)
Horário: 15h
Raposos
-Público estimado: 2300 pessoas;
-6 reuniões de preparação: 9h00min (3) e 11h00min (3).
Nova Lima (distrito de Honório Bicalho)
-Público estimado: 4354 pessoas;
-3 reuniões de preparação: 10h00min.
Itabirito
-Público estimado: 4363 pessoas;
-5 reuniões de preparação: 10h00min.
.