Moradores de Santa Bárbara, na Região Central de Minas Gerais, participaram, nesta sexta-feira, do simulado de emergência de barragem. De acordo com a Defesa Civil, essa é uma recomendação de uma portaria da Agência Nacional de Mineração (ANM), que determina que a população que mora abaixo de barragem deve ser treinada. “Infelizmente, isso não vinha acontecendo, mas agora iremos fazer disso uma prática”, afirmou o tenente-coronel Flávio Godinho.
Leia Mais
Defesa Civil define datas para simulados em Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio AbaixoMPMG solicita bloqueio de R$ 1 bi da Vale por causa de risco em barragem Vargem GrandePresidente afastado da Vale não descarta negligência em rompimento da barragem de Brumadinho Fim de semana terá simulados de evacuação por barragens em quatro cidades mineirasDe acordo com a Defesa Civil, a simulação foi um sucesso absoluto e não haverá necessidade de repetição. Cerca de 850 pessoas evacuaram para os 13 pontos de concentração dentro de 53 minutos. O plano de emergência prevê que o município seja atingido após 2 horas e 16 minutos do rompimento da barragem.
“Isso é igual estudar pra prova. A população tem que fazer o que acabou de treinar. Ela se preparou pra isso” afirmou Godinho.
Os próximos simulados organizados pela Defesa Civil de Minas Gerais prevê que a população de Honório Bicalho, Itabirito e Raposos sejam preparados no domingo, e na quarta, a população de São Gonçalo do Rio Abaixo.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa